7.2.10

DAVID HICKS _ 1929-1998






David Hicks, é considerado o designer de interiores mais influente da sua geração. O seu estilo pode ser conhecido através do seus livros e agora também através do seu filho Ashley, responsável pela publicação do novo livro sobre David Hicks : A Life of Design, livro que tem inspirado designers contemporâneos das mais diversas áreas.

Hicks nasceu em Inglaterra, estudou arte e design na Escola Central, em Londres, começando a sua carreira de design com a remodelação da sua própria casa.

Teve uma vasta gama de clientes das mais diversas áreas da moda, mídia e até mesmo aristocracia ( Vidal Sassoon, Helena Rubinstein, a Duquesa de Rutland,... ). Foi também responsável pela decoração do primeiro apartamento do Príncipe de Gales, no palácio de Buckingham.

David Hicks começou por projectar os tapetes e tecidos estampados, quando não conseguiu encontrar no mercado aquilo que pretendia usar nos seus projectos. Este seu sentido dinâmico e apurado da cor formaram a base de um estilo que foi muito admirado e copiado.
Em 1967, Hicks começou a trabalhar nos E.U.A, projectando apartamentos em Manhattan, para uma clientela internacional, ao mesmo tempo, promovia as suas colecções de tapetes e tecido.

Na década de 70 e 80, lojas de David Hicks foram inaugurando em quinze países do mundo. Hicks continuava a desenvolver projectos de grande importância como o iate do Rei da Arábia Saudita.

David Hicks era também um talentoso fotógrafo, pintor e escultor. Produziu moda e colecções de jóias e as mais belas decorações.

Passou os últimos anos da sua vida no seu país, dedicando-se á criação de jardins - em Oxfordshire criou um dos jardins mais extraordinários de Inglaterra.
Projectou jardins para os mais variados locais no mundo - estes jardins podem ser vistos no seu último livro, My Kind of Garden, livro que estava a trabalhar quando faleceu, em 1998.