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Ficam aqui as fotografias que tirei aos "mágicos" carrosseis espalhados por Paris.
Foram os franceses que tornaram público os “carrousels” militares no século XVII. Naquela época os "carrousels" eram conhecidos por combates entre cavaleiros organizados na rua, em honra de um rei. Os cavaleiros lutavam com as suas lanças e competiam em jogos de habilidade. Desta forma, foi criada a “Place du Carrousel” em Paris, em memória ao “carrousel” que era realizado a 5 e 6 de Junho de 1662, em honra de Louis XIV.
A maior parte dos “carrousels” ainda correm na direcção oposta aos ponteiros do relógio. Este sentido deve-se à origem da tal construção, pois a maioria dos cavaleiros usavam a lança na mão direita, sendo assim lógico que para tentar alcançar os anéis, que o “carrousel” tivesse que girar no sentido anti-horário de um relógio.
O primeiro “carroussel” na concepção da palavra como a conhecemos hoje, provavelmente surgiu no século XVII na cidade de Philippopolis (hoje Plovdiv, na Bulgária). Este carrossel era formado por uma roda colocada horizontalmente em torno de um eixo vertical e rodado por homens. Á volta da roda foram fixadas cadeiras onde as crianças tomavam lugar.
Assim se transformou lentamente o “carrousel” de um jogo de cavaleiros numa atracção de lazer. Ainda no século XVIII, tanto o jogo dos Cavaleiros como o jogo mecânico “carrousel” coexistiram.
No início do século XIX, por volta de 1837, o construtor Michael Dentzel construiu o seu primeiro “carrousel”. Heyn na Alemanha e Bayol em França, foram outros a participar na construção de “carrousels”. Na Inglaterra, também uma tradição de “carrousels” começou a surgir.
Nestes primeiros “carrousels”, as figuras eram penduradas em varas ou correntes e pendiam para o exterior, devido à força centrífuga, quando eles se começavam a mover. Os motores desses “carrousels” eram homens ou animais.
Em meados do século 19 surgiram os primeiros “carrousels” de plataforma em contacto com o solo. Aqui, os lugares e figuras de animais foram fixadas ao chão e a plataforma girava em torno de um eixo central. Estes “carrousels” eram impulsionados por máquinas e acompanhados musicalmente.
O primeiro “carrousel” motorizado foi construído em madeira por Thomas Brdshaw e funcionava com um motor a vapor. Ele entrou em serviço em Bolton, na Inglaterra, no dia 1 de Janeiro de 1863. Mas a história de sucesso do "carrousel" iniciou-se realmente na América e foi, entre outros, devido ao filho de Michael Dentzel, Gustav Dentzel. Gustav partiu em 1850 para a América com um “carrousel” como bagagem. Ele foi testado em Filadélfia e teve grande sucesso.
Outros fabricantes seguiram-se na construção de “carrousels” juntamente com artesãos que lançaram as bases para os elementos de design detalhado que conhecemos hoje.
Desenvolveram-se assim diversas escolas na América como o estilo de Filadélfia, o estilo de Coney Island ou o estilo Country Fair.
Os cavalos de madeira clássicos com o seu movimento vertical típico existem desde 1880. O seu mecanismo foi inventado pelas fábricas de máquinas agrícolas Savage.
No início do século XX atingiu-se os cumes da arte de construção do "carrousel". Tornavam-se cada vez maiores e tecnicamente mais complicados. As figuras e elementos decorativos também foram se aperfeiçoando. Especialmente na América tornaram-se mais expressivos.
Desde o início do século passado, os “carrousels” foram-se tornando cada vez mais desenvolvidos. Assim, existe hoje, especialmente em França, o “carrousel” de dois andares e “carrousel” passou a ser o termo frequentemente usado para descrever qualquer tipo de rotação ou atracção de feira.
O mais antigo “carrousel” na Europa ainda em uso é o de Letna Park em Praga e o mais pequeno (Himmelskibet) está em Tivolo, em Copenhaga. Na Califórnia existem entretanto “carrousels” alimentados por energia solar. Este “carrousel” também foi construído pelos herdeiros de Michael Dentzel.
Inf. cedida por Hilário Fiuza