10.5.15

VICTOR VASARELY

Victor Vasarely, o pai da Op Art, nasceu na Hungria, posteriormente radicado em França; país que o acolheu por volta de 1930, altura em que iniciava sua carreira com designer gráfico.
Mas recuamos um pouco mais, aos seus tempos de estudante de arte em Budapeste, onde se familiarizou com as obras de Paul Klee, Kandinsky e todos os que integraram o movimento Bauhaus. A influência destes teve um enorme impacto, no que mais tarde seria a sua obra e o seu estilo.
O pai da Optical Art, como é conhecido, optou por uma arte construtivista e geométrica, onde aplicava o seu conhecimento gráfico e o seu fascínio pelos padrões lineares, noções de profundidade e multidimensionalidade.
O período de 1950 - 60, foi o mais marcante da sua obra; o conhecido período Black and White, onde rompe a barreira arte versus espectador, e cria assim uma nova relação entre o artista e o admirador da sua obra, de forma a que este possa interpretar livremente os mais diversos cenários que consiga descobrir no seu campo visual.
Vasarely experimentou transparências, projecções de cores, variações de formas geométricas... trabalho que o levou a arrecadar vários prémios um pouco por todo o mundo.
Ainda hoje estampa as paredes dos museus mais conceituados e as suas obras são fetiche de quase todos os designers de interiores, pois embelezam e atribuem grandioso status a qualquer decoração!